quarta-feira, 24 de junho de 2009

AS ATITUDES FALAM POR SI "



Para iniciar o estudo vamos conceituar o que é “atitude”: Norma de proceder; reação ou tendência determinada de comportamento em relação a qualquer estímulo ou situação; propósito. Tendo conceituado o que é atitude podemos observar que em muitos momentos na vida ouve-se falar de comportamento de pessoas que não condiz com as atitudes que ela toma em seu trabalho, escola, faculdade, casa e igreja. E pior: muitas pessoas não param para analisar se o assunto cogitado tem fundamento ou pelo menos se aproxima das atitudes daquela pessoa.

Vejamos em Gênesis 4:3-5:

“Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que se irou Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.”



A Bíblia não explica porque Deus não aceitou o sacrifício de Caim. Talvez seu coração não estivesse realmente voltado a agradar a Deus e sim tirar proveito da situação para usufruto de outra. Contudo a atitude de Abel foi genuína, sincera e dando o seu melhor, de coração. Isso o Senhor olha de uma maneira especial e sem dúvida Ele achará graça perante a pessoa que age dessa forma.

Em outra situação podemos ver mudança de atitude em relação à outra anterior. Vejamos em Gênesis 44:32,33:

“Porque teu servo se deu como fiador pelo menino para com meu pai, dizendo: Se eu to não trouxer de volta, serei culpado, para com meu pai para sempre. Agora, pois, fique teu servo em lugar do menino como escravo de meu senhor, e que suba o menino com seus irmãos.”

Neste exato momento Judá, filho de Jacó, irmão de José e Benjamim estava com uma grande responsabilidade: garantir a segurança do jovem Benjamim, como prometeu a seu pai Jacó (43:9). Eis ai uma chance de se redimir de uma atitude errada tomada no passado com José quando o venderam para os ismaelitas sendo o mesmo o mentor da atitude dos demais.

E ele o fez! Judá mudou sua forma de agir e tomou uma atitude realmente de uma pessoa de Deus, encarando e assumindo suas responsabilidades, tendo atitude correta que antes não tivera com José. Prova que as pessoas podem mudar suas atitudes que antes tomaram... e para melhor.

Podemos também relatar uma atitude de Davi com Saul e Jônatas, seu filho. Vejamos em II Sm 1:17

“Lamentou Davi a Saul e a Jônatas, seu filho, com esta lamentação.”

Davi tinha todos os motivos para ter raiva, detestar Saul, mas preferiu ter outra atitude: a de se concentrar nas boas obras deste rei e ignorar as ocasiões em que o atacara. Essa atitude de Davi é louvável pois não é fácil exaltar as qualidades de uma pessoa que é seu inimigo direto. Contudo muitas pessoas, mesmo sendo amigas uma das outras ou até mesmo companheiras de ministério sempre enaltecem os erros do que as qualidades. Não procura ver na postura de outra pessoa um lado positivo com suas qualidades e aptidões.

Contudo podemos analisar se uma pessoa tem atitudes mais positivas do que negativas: veja sempre o que ela fala primeiramente sobre um determinado assunto. Ela mesma se denuncia do que ela está realmente tendenciosa e a Palavra de Deus diz que “pois do que há em abundância no coração,disso fala a boca” Mt 12.36b. Vejamos em Números 13:25-31:

“Ao fim de quarenta dias voltaram de espiar a terra. E, chegando, apresentaram-se a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel, no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. E, dando conta a Moisés, disseram: Fomos à terra a que nos enviaste. Ela, em verdade, mana leite e mel; e este é o seu fruto. Contudo o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e mui grandes. Vimos também ali os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do Negebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam nas montanhas; e os cananeus habitam junto do mar, e ao longo do rio Jordão. Então Calebe, fazendo calar o povo perante Moisés, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela. Disseram, porém, os homens que subiram com ele: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nos.”

Como podemos ver na Palavra, ao voltarem de espiar a Terra Prometida, dos doze homens que lá foram espiar somente dois (Josué e Calebe) tiveram uma palavra de ânimo e encorajador, baseado nas promessas de Deus. As dificuldades teriam! O Senhor não disse que seria fácil, mas disse que eles venceriam.

Contudo os demais espias vieram com uma palavra de derrotados, vencidos e que não podiam avançar para aquela terra. Você já pensou nas dificuldades que você vai enfrentar na vida e que se a cada uma delas você desistir, o que você vai conseguir? Nada! Muitas pessoas não tomam uma atitude correta perante os problemas que surgem e as conversas paralelas que minam o corpo de Cristo se não for reparado tão logo.

CONCLUSÃO:
ANALISE AS PESSOAS PELOS SEUS ATOS, COMO ELAS PROCEDEM PERANTE AS DIFICULDADES E QUESTÕES A RESOLVER. DESSA FORMA VOCÊ TERÁ UMA NOÇÃO EXATA DE QUAL A ATITUDE UMA DETERMINADA PESSOA TERIA DIANTE DE UMA ADVERSIDADE, NÃO SE DEIXANDO LEVAR PELO O QUE FALAM, MAS SIM PELO O QUE VOCÊ É, FAZ, COM SUAS ATITUDES NO DIA-A-DIA.

ISSO, SIM, DIRÁ QUEM VOCÊ REALMENTE É....AS ATITUDES, FALAM MUITO MAIS ALTO DO QUE AS PRÓPRIAS PALAVRAS...FALAM POR SI MESMAS!

Que a Paz seja convosco...amém!

Alexandre Moreira

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Voc�